Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ferramentas de gerenciamento do Ubuntu: Aprenda a instalar drivers restritos, como placas de vídeos, de maneira muito simples .

Este é o primeiro texto de uma série de artigos, que apresenta ferramentas de gerenciamento do Ubuntu já instaladas no sistema, mas que muitos usuários ainda não conhecem. A primeira delas é o gerenciador de Drivers de Hardware, ideal para a instalação de drivers proprietários para dispositivos de hardware do computador.

Acontece que vários grandes fabricantes de hardware, principalmente de placas de vídeo, como a ATI e a nVidia, proíbem que pessoas fora da companhia criem drivers para seus equipamentos. Portanto, somente elas mesmas podem desenvolvê-los. Como o Ubuntu segue as filosofias “Código Aberto” e “Software Livre”, esses drivers não podem vir instalados por padrão no sistema. Contudo, eles podem ser baixados e instalados posteriormente, através do gerenciador.

Instalando novos drivers

A instalação de drivers proprietários através deste gerenciador ocorre de maneira bastante simples, sem nenhuma configuração manual. Ao abrir o aplicativo (através de “Sistema → “Administração” → “Drivers de Hardware” ), a própria ferramenta reconhece todos os drivers disponíveis para o hardware de sua máquina. Basicamente, eles são exibidos em forma de uma lista, onde você pode escolher o mais adequado para sua máquina.

Gerenciador de Drivers do Ubuntu


Para habilitar um driver restrito, basta selecioná-lo na lista, seguido do botão “Habilitar”. Na maioria dos casos, o computador será reiniciado para que todas as modificações sejam aplicadas de forma correta. Do mesmo modo, para deixar de usar um driver, basta desabilitá-lo na própria ferramenta. No nosso exemplo, existem várias opções para a placa de vídeo nVidia Geforce 6600. Caso você não fique satisfeito com um driver em específico, você pode testar todos até encontrar o que possui o melhor funcionamento. Fonte Baixaki