Estamos preocupados em passar informações para nossos usuários de modo a ensiná-los a realizar algumas tarefas simples, mas que foram mistificadas ao longo dos anos. Desta forma, você tem aprendido à realizar diversas tarefas em relação a software e a hardware.
No intuito de dar sequência a esta série de artigos intitulada “Manutenção de PCs”, nós postamos agora um tutorial prático e rápido ensinando a substituir a fonte padrão de seu computador. Isso não é nada difícil e pode ser feito rapidamente, então vamos aprender!
Antes de começar o tutorial, vamos falar um pouquinho sobre a fonte. Esta é uma peça indispensável para o seu computador, pois será através dela que a energia chegará a todos os seus componentes. Ela possui diversas potências e preços diferentes, cada uma se adaptando a determinada necessidade de uso do seu computador. Umas consomem mais e outras menos energia, mas o fato é que elas não podem faltar.
Leia mais sobre fontes no artigo Fontes: Você dá a devida importância à sua? e sobre consumo de energia em Mito ou Verdade: o computador consome muita energia e aumenta a conta de luz?
Primeiramente, pare substituir a fonte, será necessário abrir o gabinete. Se você não sabe como fazer, acesse o artigo Manutenção de PCs: aprenda a abrir o gabinete do computador e aprenda tudo, passo-a-passo.
1. Agora que você já sabe disso, é hora de começar a desconectar a fonte dos componentes em seu computador. Antes de qualquer coisa, desconecte os pinos que ligam a fonte à placa-mãe de seu computador.

2. O próximo passo é desconectar a fonte dos demais componentes instalados em seu computador (drives de CD/DVD, disquete, cooler, etc.).

3. Para retirar a fonte definitivamente, solte os parafusos que a prendem no gabinete. ATENÇÃO: preste atenção para não perder tempo soltando os parafusos errados.

4. Depois dos cabos todos desconectados e dos parafusos soltos, retire a fonte de dentro do gabinete.

5. Pegue a outra fonte e posicione-a no lugar da anterior. Faça isso e já a prenda novamente com os parafusos. Assim ela estará presa e mais fácil de ser conectada ao seu computador.

6. Conecte-a aos mesmos componentes novamente, notando que a entrada presente nos drives é padrão, portanto não fará diferença a ordem em que os cabos são conectados.

7. Por último, não se esqueça de ligar a fonte novamente à sua placa-mãe, com o único plugue diferente dos demais presentes nos outros cabos.

8. Pronto! Agora é só fechar seu gabinete, parafusando tudo novamente, ligar seu computador na tomada e mandar ver!
