Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Programas para DJ: Você é um DJ? Você quer se tornar um? Ou simplesmente gosta de mixar suas próprias músicas e se divertir com isso?

Existem várias ferramentas para DJs profissionais e amadores. Muitas delas são caras, como mesas de mixagem. Outras são gratuitas, como os programas nesta lista. Cada programa tem sua particularidade e serve para finalidades diferentes. Descubra qual melhor se adéqua ao seu perfil e divirta-se!

Ultramixer Free

Com este programa, você consegue gerenciar duas playlists ao mesmo tempo, criando efeito de transição entre elas ou entre as músicas. Essas playlists podem vir de CDs de áudio, de arquivos MP3 gravados em seu computador ou ainda de músicas armazenadas em pendrives ou outros dispositivos móveis. Você cria as listas e depois decide como e quando passar de uma lista para outra, além de poder modificar volume e outras características individualmente para cada playlist.

Linux MultiMedia Studio (LMMS)

Muitos destes programas servem como mesas de mixagem virtual.Não deixe o nome enganar. Este programa é para Windows, mas foi construído usando a mesma programação de código aberto para Linux. Ele é um mixer de áudio, tendo várias utilidades para um DJ profissional ou amador. Com o LMMS você pode editar uma música, acrescentando diferentes efeitos, pode criar samples e incluí-los em outras músicas no próprio LMMS, ou pode criar samples para serem utilizados em outros programas de mixagem. Você ainda pode criar e programar um set completo no programa, organizando as músicas e os efeitos que você quer utilizar. Talvez este seja o programa mais completo, mas também é um dos mais complicados para conseguir usar. Aconselhado para usuários avançados com um bom conhecimento de teoria musical.

MRT Mixer

Um programa simples que organiza e gerencia playlists. Com ele, você consegue brincar de DJ e organizar suas próprias playlists. Você pode deixar as músicas pré-selecionadas na parte de baixo do programa e enviar para os diferentes decks quando a necessidade surgir. Este programa é extremamente versátil, pois você tem diferentes efeitos de transição entre os decks, você pode deixar mais de um deck tocando ao mesmo tempo e brincar com os efeitos ou ainda você pode simplesmente deixar as músicas tocando em loop. O problema é sempre tomar conta das músicas, já que ele não programa sets ou playlists.

Brinque de DJ usando um ou mais dos programas desta seleção.Virtual DJ

Se você quer um programa que simula o trabalho de DJ, o Virtual DJ faz isso para você. Ele apresenta uma mesa de som virtual com praticamente todos os efeitos de uma mesa de verdade. Inclusive, ele traz dois discos que permitem a você fazer aquele efeito de “scratch” nas músicas que você está mixando. Você pode mixar duas músicas ao mesmo tempo, inserir os efeitos que quiser e ainda realizar as transições tal qual um DJ profissional em uma mesa de verdade. É excelente para quem quer treinar a profissão sem precisar investir em equipamentos caros.

HammerHead Rhythm Station

Este programa não faz mixagens, mas é uma ferramenta incrível para DJs. Ele faz samples de ritmos e batidas. Aqui você pode inserir qualquer som que tiver em seu computador e criar um efeito com ele. Você pode inclusive combinar este programa com outros nesta seleção, como o LMMS. Você cria o som no LMMS e depois o mixa em uma batida para ser usada como trilha de fundo no MRT, por exemplo.