Apesar do Ubuntu ser um sistema muito fácil de usar, alguns usuários que acabam de migrar diretamente do Windows podem ter pequenas dificuldades de adaptação. Isso acontece pelo fato do novo usuário não conhecer os programas existentes nesta distribuição Linux, apesar deles já vierem instalados com o sistema. Por este motivo, vamos mostrar neste artigo os principais aplicativos que já vêm com o Ubuntu, distribuídos nas categorias do menu “Aplicativos”.
Ao inciar o sistema, o usuário novo verifica que o menu de sistema do Ubuntu está localizado em uma barra superior na tela, ao contrário do que acontece no Windows. Além disso, existem três menus distintos (Aplicativos, Locais e Sistema). Dentro do aplicativos, existem categorias específicas para aplicativos que realizam a mesma função, tornado mais fácil a tarefa de encontrar o programa adequado para um determinado propósito.
Acessórios
A primeira categoria do menu, “Acessórios”, como seu próprio nome indica, contém ferramentas úteis ao sistema, mas que desempenham uma função específica ou um papel menor comparado com ferramentas de outras. É aqui que encontramos programas como a Calculadora(Xcalc), Editor simples de texto (Gedit), Terminal de sistema (gnome-terminal).
Escritório
Esta categoria reúne os aplicativos designados para tarefas relacionadas com criação de documentos, planílhas e apresentações. Entre seus principais programas, podemos citar o OpenOffice.org Apresentação (ooimpress), OpenOffice.org Editor de Texto (oowriter) e o OpenOffice .org Planilha Eletrônica (oocalc).
Gráficos
Como o seu próprio nome indica, esta seção é responsável pelos programas especializados em imagens. A categoria abrange aplicativos que vão desde gerenciadores de fotos (F-Spot), editores simples (OpenOffice.org Desenho) e programas super completos para manipulação gráfica (Gimp).
Internet
Categoria que reúne os aplicativos que de alguma forma utilizam a Internet como recurso básico para o seu funcionamento. Por exemplo, temos o Pidgin como comunicador instatâneo, o navegador web Firefox e o cliente de Torrent Transmission.
Jogos
O nome desta categoria também é bastante intutivo, reunind os games instalados no Ubuntu. Os jogos que acompanham o sistema são simples, do mesmo modo como que acontece no Windows, mas nada impede que novos games sejam instalados a qualquer momento. Como exemplo, temos uma versão de Xadrez, Paciência, Campo Minado (Minas), entre outros joguinhos simples.
Som e Vídeo
Essa seção reúne os aplicativos relacionados com a reprodução e edição de áudio do Ubuntu. Entre os programa mais conhecidos, podemos citar o Gravador de CD Brasero, o reprodutor de vídeo Totem e player de música Rythmbox.
Adicionar e remover
Adicionar e remover permite que você instale programas de maneira totalmente gráfica, através da ferramenta Synaptic.
Demais categorias
Além das já citadas, outras categorias são criadas automaticamente pela instalação de determinados programas. Por exemplo, alguns antivírus criam uma nova aba “Sistema”, enquanto que programas relacionados à ciência e educação podem criar uma categoria chamada “Educativo”.