Sempre vemos dicas de como melhorar a velocidade de upload, como aumentar a velocidade da Internet e da navegação com o Mozilla Firefox, além de conferir vários artigos com informações sobre como aproveitar o melhor desempenho do computador. Mas, como anda a sua produtividade? Você já pensou em formas de agilizar seu trabalho?
Uma maneira bastante simples de poupar tempo e esforço é criando atalhos de programas, jogos e ficheiros utilizados com mais frequência, colocando-os tanto na área de trabalho quanto na barra ao lado do Menu Iniciar.
Se você precisa acessar muitos arquivos e não prefere não formar uma poluição visual no desktop ao criar um atalho para cada um deles, a alternativa é fazer uma Barra de Ferramentas com a pasta que contêm os documentos, imagens e planilhas. Você pode conferir como criar a barra, passo a passo, no artigo Economia de cliques.
Teclas de acesso rápido
Porém, é possível economizar ainda mais nos cliques e diminuir o uso do mouse. Os maiores exemplos são os clássicos comandos “Ctrl+C e Ctrl+V” e “Ctrl+Alt+Delete”, entre inúmeros outros, é claro. Só o Photoshop possui uma matéria inteira com a relação de todos os seus atalhos. Ou seja, assim como funciona dentro dos programas, você pode digitar uma combinação para executar o próprio programa!
É bem fácil, tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse no ícone do software — ou qualquer outro arquivo — e selecionar a opção “Propriedades”. Digite o comando desejado no campo “Tecla de atalho”, sendo que deve conter um carácter (letra, número ou símbolo) combinado com Ctrl+Shift ou Ctrl+Alt.
É necessário um pouco de atenção na hora de utilizar o novo comando. Dependendo da janela que está aberta, você pode acabar acionando a combinação de alguma tarefa do programa em vez de executar outro arquivo. Confuso? Então, aqui vai um exemplo: se você usar Ctrl+Shift+O com o Word em exibição, você vai abrir o campo de pesquisa querendo, na verdade, abrir outro programa.
ATENÇÃO: Somente podem ser criados atalhos para programas e arquivos que estão na área de trabalho ou no Menu Iniciar do Windows.