Não é difícil ter fotos com fundo branco e perder o interesse por elas. Afinal, por mais bonita que ela seja, ela acaba se tornando banal e extremamente comum aos seus olhos, não é? Pois então não seria o caso de aprender alguns truques do Photoshop para deixá-las mais bonitas e surpreendentes? A maioria dos efeitos não é tão difícil de ser feita, logo você mesmo pode deixá-las com um toque especial.
Você já pensou em criar reflexos nas suas fotos? Pois saiba que é mais fácil do que você imagina. Ao contrário de outros efeitos como o reflexo em vidro ou então o Homem-Água, este reflexo que faremos hoje é o mais simples e básico de todos. Tudo o que você precisa é de uma imagem com o fundo branco e o Photoshop. Lembramos que a versão do programa utilizada neste tutorial é a CS3, mas os processos descritos aqui podem ser feitos em quaisquer outras versões.
Primeiro de tudo, abra o seu Photoshop e escolha uma foto que tenha o fundo branco. Em seguida, pressione CTRL e J no seu teclado para duplicar a camada original da imagem.
Depois, como iremos refletir o rapaz no chão, precisaremos aumentar o quadro de imagem. Para isso, é preciso acessar a opção chamada “Canvas Size”. Faça o seguinte caminho para chegar até ela: IMAGE > CANVAS SIZE. Se preferir, use o atalho ALT + CTRL + C.
Feito isso, você verá uma janela para personalização do tamanho da imagem. No campo “Height” (Altura), insira um valor que ofereça uma boa margem para a inversão da imagem. Em seguida, clique na seta que aponta para cima e não esqueça de alterar a cor de fundo da opção “Background” para branco.
O próximo passo consiste em inverter a imagem. Para isso existem dois modos de inversão. O primeiro é o mais rápido e acontece da seguinte forma: IMAGE > ROTATE CANVAS > FLIP CANVAS VERTICAL. Outra forma de fazer isso é pressionar CTRL + T e rotacionar a imagem de modo que ela fique espelhada. Escolha qual é mais adequada às suas necessidades.
Em seguida, pressione SHIFT e ainda com o botão acionado, clique e arraste o mouse para posicionar a camada superior invertida para baixo da imagem original. Assim é possível garantir a proporção e a exatidão do posicionamento do reflexo.
Quando o futuro reflexo já estiver bem posicionado, é hora de reduzir a opacidade. Na janela de camadas, vá até a opção “Opacity” e escolha um valor entre 20% e 30%. Quanto menor o valor, mais transparente ficará a imagem.
Estamos quase chegando ao final do seu reflexo. Para dar um toque final na sua imagem é hora de aplicar um gradiente para que pareça que o reflexo está sendo formado. Selecione a ferramenta Gradiente ou utilize o atalho de teclado “G”.
Uma vez que a ferramenta já esteja selecionada, é hora de usar o gradiente certo. Mantenha as cores padrão utilizando o atalho “D” no seu teclado. Em seguida é preciso inverter as cores para que a cor branca seja a primeira e a cor preta o fundo. Assim, vá até o menu de gradientes e escolha o segundo – Branco para transparente.
Agora que o seu gradiente já está escolhido, clique sobre um ponto inferior da imagem. Aqui usaremos como referência a cabeça do rapaz. Depois deste primeiro clique, pressione SHIFT para que o traço saia reto e defina o segundo clique. Isso fará com que o gradiente seja formado a partir do ponto inicial com a cor branca como base.
Assim que terminar, verifique se não sobrou muito espaço em branco na parte inferior da imagem. Caso tenha sobrado, use a ferramenta Cortar (Crop) através do atalho “C” no seu teclado. Agora, basta selecionar a área da imagem com reflexo e cortar!
O resultado deve ficar bastante parecido com este!