Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Windows Movie Maker: como criar slideshows

  Fonte: www.tecmundo.com.br/26724-Windows-Movie-Maker-como-criar-slideshows.htm

Segunda-Feira 16 de Julho de 2012
Veja agora quais são os passos necessários para que você possa criar apresentações incríveis de um jeito bem simples.
Se você gosta de fotos, certamente já deve ter feito ou pensado em fazer um slideshow com seus melhores trabalhos. Seja para o ambiente profissional ou como um passatempo, esse processo pode ser realizado em poucas etapas e você pode se surpreender com os resultados. Curioso para saber como? Siga este tutorial, libere a imaginação e transforme-se em um verdadeiro artista.
Antes de começar, faça a seleção das fotos que serão utilizadas para criar seu slideshow e da sua trilha sonora. Isso poupa tempo e faz com que você já tenha uma ideia da ordem em que as imagens serão posicionadas. Feito isso, abra o Windows Live Movie Maker.

1. Adicionando fotos

Com o programa aberto, clique sobre a área “Clique aqui para procurar vídeos e fotos” e localize a pasta na qual estão as fotos pré-selecionadas. Para escolher todas elas, você pode utilizar o comando “CTRL + A” ou segurar a tecla “CTRL” enquanto marca apenas as de sua preferência.

Se for preciso adicionar mais fotos ou vídeos, clique com o botão direito do mouse em uma área em branco à direita e selecione a opção “Adicionar vídeos e fotos”.

2. Efeitos de transição

Com a seleção e organização prontas, chegou a hora de escolher o tipo de transição para as imagens. Dentro da guia “Início”, na parte superior da janela, siga para a área “Temas de Filme Automático” e repouse o ponteiro do mouse sobre uma das opções para pré-visualizar seu efeito. Assim que encontrar aquela que mais lhe agradar, basta clicar sobre ela.

2. Editando legendas

Algumas fotos da sua apresentação podem já conter legendas. Para editá-las, basta dar um clique duplo sobre o item no lado direito e fazer as modificações necessárias no lado esquerdo, onde a foto está. Logo acima, você encontra as opções para mudar a fonte, o tamanho e a cor das letras. Para excluir uma legenda, é só clicar sobre ela e pressionar a tecla Delete em seu teclado. Para movê-las, clique sobre o item desejado e arraste-o.

Além de modificar o texto, você também pode definir o efeito de exibição das legendas durante a apresentação. Enquanto uma legenda é editada, a guia “Formato” é automaticamente selecionada. Nela, você pode definir o estilo de animação dos textos na área “Efeitos”. Para pré-visualizar um item, basta passar o ponteiro do mouse e clicar sobre ele para ativá-lo.

3. A trilha sonora

Para adicionar a música que acompanhará o seu slideshow, basta clicar no botão “Adicionar música”, localizado na guia “Início”. Se você quiser que a música seja executada a partir de um determinado ponto, selecione o slide desejado, clique sobre a setinha ao lado da opção “Adicionar música” e escolha o arquivo.

Para evitar que a trilha sonora seja interrompida abruptamente, clique sobre o menu “Ferramentas de Música”, no canto superior direito. À esquerda, localize a opção “Fade out” e determine a velocidade com a qual o áudio deve desaparecer quando o slideshow estiver próximo ao final. Nessa mesma área, você também pode escolher o volume da música e os pontos inicial e final para a execução da canção.

4. Últimos reparos

Agora, siga para a aba “Projeto”. Se você quiser que a apresentação das fotos seja idêntica à duração da música escolhida, ative a opção “Ajustar à música”. Isso faz com que a exibição de algumas imagens seja prolongada, deixando tudo alinhado de forma automática. Você também pode escolher a proporção do seu projeto, ou seja, se ele deve ter o formato widescreen (16:9) ou padrão (4:3).

5. Salve o seu projeto

Com tudo devidamente ajustado, editado e posicionado, faça um teste de reprodução e salve o seu projeto. Caso você esteja a fim de guardar apenas o filme final, clique no botão “Movie Maker”, siga para “Salvar filme” e escolha a opção mais adequada para você.

Além dos procedimentos descritos acima, você ainda pode realizar muitas outras edições e personalizações dependendo do seu objetivo. O intuito deste tutorial foi ensinar você a dar os primeiros passos para a criação de um slideshow básico, no entanto, use sua criatividade e não tenha medo de arriscar novas combinações. Lembre-se de que o comando “CTRL + Z” está sempre à disposição para desfazer qualquer ação.