Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Qual é o melhor programa para converter vídeos?

Nós testamos três fortes concorrentes que estão na briga pelo título. Qual deles conseguiu os melhores resultados? Confira todas as informações abaixo!

Quem é que nunca teve problemas ao tentar reproduzir ou gravar vídeos pelo computador? A verdade é que muitos dos usuários já tiveram suas cotas de pesadelos com a enorme variedade de arquivos, formatos, resoluções e tipos, tendo que varrer a internet em busca de alternativas.

Uma hora é o programa que não oferece suporte a algum formato, outra é o vídeo que é muito pesado e não consegue ser lido na velocidade adequada, outra é o vídeo que não toca no DVD. É por isso que o trazemos até vocês esta comparação entre os maiores e melhores programas de conversão de vídeo do momento!

Neste combate nós levaremos em conta diversos aspectos, que vão desde a praticidade de uso (essencial, principalmente para quem quer realizar o trabalho sem grandes esforços) até o desempenho no computador, isto é, se ocupou muita memória ou ainda a unidade de processamento.

Mas, antes de partirmos para o duelo, vamos primeiro conhecer nossos concorrentes!

SUPER
WinAVI Video Converter 8.0
Format Factory

Embora muitos dos usuários gostem de programas como o ConvertXtoDVD e do Super DVD Creator (que oferece suporte inclusive ao formato RMVB), optamos por não utilizá-los nesta comparação, uma vez que — mesmo tendo as funções de conversão de vídeo embutidas em seus códigos — seus objetivos finais são a produção e autoria de DVDs, contendo Menus e animações de fundo. Para saber mais sobre eles, consulte os seguintes artigos:

Artigos serão linkados em breve.

Neste artigo abordaremos mais especificamente a conversão livre entre formatos, a exemplo de WMV para AVI, MKS para MOV e assim por diante.

Primeira fase
Interface e simplicidade de uso
SUPER

Mantendo a ordem anterior, o primeiro dos candidatos a ser testado neste quesito foi o SUPER. Embora a janela do programa pareça uma enorme bagunça, bastam alguns segundos para você se localizar. O primeiro passo é arrastar o arquivo a ser convertido para o campo inferior da janela, como mostrado abaixo:
Depois disso, você pode seguir a ordem tradicional, da esquerda para a direita e de cima para baixo, selecionando:

• Qual será o formato de saída.• Qual o codec a ser empregado (áudio e vídeo).• Formato de vídeo (resolução, proporção, qualidade, taxa de quadros por segundo).• Formato e qualidade de áudio.
Definidos estes parâmetros, é só pressionar o botão “Encode (Active Files)” para dar início a todo o processo de conversão. Os arquivos gerados na saída são geralmente colocados na própria pasta de origem, logo ao lado do arquivo original.

WinAVI Video Converter 8.0

Este conversor não é gratuito (portanto prepare-se para as mensagens de compra na abertura e outras limitações que virão, como a colocação de marcas d’água em seus vídeos finalizados), mas é muito bem organizado através dos seus botões na tela inicial e do sistema em forma de assistente, o que facilita a vida do leigo (ou de quem já conhece os processos de conversão com vídeo, mas está em busca de novos sistemas).

Depois de escolher o formato para o qual o arquivo deve ser convertido você é levado para outra pequena janela de ajustes (ativados com um clique sobre o botão Advanced). Eles são praticamente iguais aos dos demais concorrentes, com o diferencial de estarem — novamente — bem organizados sob menus e divisões que facilitam a visualização.

Caso não tenha experiência com os ajustes, apenas dê início ao procedimento e aguarde pelo arquivo já finalizado! Simples assim!

Format Factory

Pense no SUPER com uma interface remodelada, bem mais ordenada e intuitiva. Você escolhe a categoria a ser convertida (dentre vídeo, imagens, áudio e mídias gravadas), clica sobre o formato que deseja para o arquivo final e seleciona a fonte a ser alterada.

Todos os passos abrem telas e apontam para o caminho, inclusive nas configurações de qualidade, que possuem inclusive perfis prontos para você não ter dores de cabeça e nem sacrificar a relação de tamanho x qualidade. Uma vez escolhidas as pré-definições, confirme-as clicando sobre OK e depois sobre iniciar. Agora é só aguardar até que o arquivo seja convertido com sucesso.

Ganhador da rodada:

Format Factory!

Segunda fase

Suporte aos formatos (entrada e saída)

SUPER
Fica difícil de concorrer nesta categoria com um programa que carrega em seu site a mensagem de que ele é compatível com todos os formatos de multimídia existentes no momento (desde que estes sejam de áudio ou de vídeo), e pelo número de atualizações isso é verdade.

Todos os arquivos e ferramentas necessárias para o processo de encoding também já estão embutidos, não requerendo nenhum download adicional. A lista de compatibilidade também é enorme (e pode ser conferida no site oficial do desenvolvedor), com algumas vantagens como configurações prontas para dispositivos como iPods, PSPs, celulares e afins.

WinAVI Video Converter

Aqui este programa começa a revelar suas principais fraquezas. Embora ele seja compatível com uma infinidade de formatos para a entrada, ele só permite — por meio de seus botões — a conversão para quatro padrões: DVD, RM (Real Media), AVI e WMV, sem possibilidade dedicada para áudio.

Há ainda mais um contratempo: o usuário que quiser converter para o formato RM ainda deve visitar a página do desenvolvedor manualmente para baixar o complemento. Quanto trabalho para uma tarefa que deveria ser tão simples!
FormatFactory

Se fossemos levar em consideração todas as possibilidades de conversão, ele seria imediatamente o campeão da rodada, já que traz suporte também para a conversão de imagens e outros formatos de mídia. Mas como o artigo é sobre vídeos, vamos às seguintes considerações:

• Praticamente todos os formatos oferecidos pelo SUPER também estão disponíveis aqui.

• Há saída também para formatos em RMVB.

• A seleção de configurações prontas para dispositivos portáteis é muito maior, contando com os nomes dos fabricantes e seus produtos em formato de lista.
Assim, temos que ele é tão versátil quanto o concorrente, oferecendo ainda pequenas vantagens que fazem toda a diferença para os que buscam praticidade e velocidade.

Ganhador da rodada:

FormatFactory!

Terceira fase

Velocidade de conversão

Esta etapa foi realizada em duas partes, sendo a primeira a conversão de um vídeo em formato WMV para AVI e a segunda de um vídeo em formato Matroska (MKS) para o formato WMV. O primeiro vídeo (denominado “Conversão 1”) possui um total de 103 MB, Bitrate de 864 kbps, resolução de 400x300 pixels e 17 minutos e 38 segundos de duração.

Já o segundo, denominado “Conversão 2” e em formato Matroska, tem tamanho de 123 MB, resolução de 840x480 pixels e duração de 15 minutos. Para ambos foram mantidos os formatos e resoluções originais, bem como a qualidade de áudio e vídeo.

Poderíamos testar também a saída para encapsulamentos mais variados, como 3GP, mas preferimos manter a competição mais “próxima” já que o WinAVI nos limitou com suas três opções básicas. Vamos aos resultados:

Super

WinAVI Video Converter 8.0

Format Factory

O SUPER pulou na frente da concorrência, ganhando com folga de mais de um minuto para a mesma tarefa!

*Em nossos testes o WinAVI travou diversas vezes, principalmente quando tentávamos deixar a janela de conversão em primeiro plano. Pontos a menos para este programa que já não ia tão bem!

Ganhador da rodada:

SUPER!

Quarta fase

Memória e processamento

Agora que nós já vimos qual foi o mais rápido do pacote, vamos verificar se isso é refletido também nos testes de desempenho, isto é, se o SUPER foi mais rápido porque utilizou melhor o processador e a memória disponíveis ou simplesmente porque seu código é mais eficiente que os demais.

Nota: Todos os programas testados atingiram percentuais de utilização do processador acima da faixa dos 90% (alguns cravaram os 100% por mais de dez segundos), portanto desconsideraremos este fator para os gráficos a seguir.

Como era de se esperar, o SUPER foi o que mais consumiu memória (com a soma do aplicativo junto ao processo de decodificação), já que ele processou o vídeo muito mais rápido. A surpresa aqui é o quão leve o FormatFactory é, não atrapalhando a utilização do computador em momento algum durante a conversão.

Ganhador da rodada:

SUPER!

Conclusões

Depois de todos estes testes, a mensagem mais clara é a de que o WinAVI, mesmo embora pago, não é nem de longe a melhor das alternativas para o usuário. Ocorreram muitas falhas de conversão e travas do programa, sem contar que ele foi o principal gargalo em nossos testes, sem muitas opções de saída.

Isso é uma pena, já que sua interface é muito bem projetada. Que a versão 9.0 (ainda sem demonstração livre) tenha resolvido todos estes problemas.

Já na corrida pelas primeiras posições nós temos dois concorrentes, que são o SUPER e o FormatFactory. Ambos oferecem uma enorme gama de formatos de entrada e saída (com leve vantagem para o FormatFactory), além de configurações específicas para dispositivos portáteis, ideal para quem não tem nem ideia da resolução de um celular, Zune, iPod ou PSP, por exemplo.

O teste de desempenho trouxe um divisor de águas: a velocidade do SUPER em troca do poder de processamento ou o gerenciamento inteligente do decodificador do concorrente, que quase não consome memória e permite que a tarefa seja executada com muita facilidade em plano de fundo, notificando-o ao seu término.

Em nossa opinião o FormatFactory se sai melhor por dois motivos principais: a organização da interface (muito mais atraente que a do SUPER) e por estar todo traduzido para o português. Mas no fim das contas, se você busca praticidade e não tem muita experiência com conversão, a escolha ideal é o FormatFactory.

Agora, se a sua intenção é poder converter entre todos os formatos da atualidade e com velocidade máxima, não hesite em instalar o SUPER. Tudo depende da necessidade, mas ambos saem campeões do nosso duelo!